Notícias da Igreja

São José, o melhor exemplo de pai

Autor:

Homens, coloquem-se no lugar de São José!

Maria recebeu o anúncio do anjo, mas não podia dizer nada a José, não tinha como ela explicar aquela situação. Impelida pelo Espírito Santo, Maria foi à casa de Isabel e permaneceu por lá alguns meses, até que João Batista nascesse. Quando ela voltou, estava com os sinais claros da gravidez. Imagine a situação de José! Ele não sabia o que pensar, mas amava Maria. No entanto, não tinha sido ele que havia concebido aquela criança.

Homens, coloquem-se no lugar de José e imaginem essa situação acontecendo com vocês.

Naquele tempo, havia entre o casamento e o tempo de convivência a preparação do lar, pois o casamento dos judeus era realizado em dois tempos, ou seja, o homem ia preparar a casa antes de habitar junto com sua esposa; enquanto isso, a mulher preparava todo o enxoval. Isso, no entanto, já era um tipo de casamento.

A lei dizia que se, nesse tempo, a mulher engravidasse, ainda mais de um outro homem, isso era uma transgressão muito grave à lei; então, ela deveria ser apedrejada publicamente. A Palavra diz o que fez José:

“José, seu esposo, que era homem de bem, não querendo difamá-la, resolveu rejeitá-la secretamente” (Mt 1,19).

Diante daquela situação dolorosa, o céu veio em auxilio de José durante seu sonho. Vocês, homens, acreditariam num sonho desses? José acreditou, porque era obediente a Deus. Logo que acordou, diz a Palavra, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado:

”Despertando, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e recebeu em sua casa sua esposa” (Mt 1,24).

 

José, além de ser um homem de fé, foi obediente a Deus. Essa é a Palavra do Senhor para todos nós. Precisamos ser, neste mundo, homens e mulheres de Deus, porque Ele tem as rédeas em Suas mãos. Temos de acreditar que para o Senhor nada é impossível, Ele nos ama e é cheio de misericórdia.

Graças a Deus, José foi obediente. Agora, falo especialmente para você homem: Deus o constituiu para ser o melhor pai do mundo. Não melhor do que todo mundo, mas o melhor para seus filhos, para sua família, para sua esposa. O Senhor está querendo que você seja, principalmente, o cabeça do lar, um homem firme, honesto, de palavra e fidelidade. Hoje, o mundo está nos ensinando milhões e milhões de infidelidades; parece que trair, que ter amante é uma glória! Meu irmão, você não sabe o estrago que está fazendo na sua vida. Se você for infiel, verá sua casa caindo dia após dia.

Você precisa cortar toda infidelidade de sua vida e ser fiel a Deus. Você precisa ser o cabeça na sua casa; isso não significa ser o “mandão”, mas ser firme. Quantos filhos estão se perdendo por aí, porque o pai é um banana ou está no botequim, mas não está com seus filhos! Não deixe tudo para sua esposa. Você precisa assumir o seu lugar de cabeça do lar! Que São José o ajuda nessa missão!

São José, valei-nos!

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Fonte:

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.requerido

*

* *