- Diocese de Campina Grande - http://diocesedecampinagrande.org -

No Domingo de Ramos Igreja propõe Coleta Nacional de Solidariedade

Todos os anos a Igreja propõe o dia do gesto concreto dentro da Campanha da fraternidade. Trata-se do Dia da Coleta Nacional da Solidariedade, onde todas as comunidades católicas do país fazem doações para financiar projetos voltados para o tema central da CF. Este ano o tema é “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”, e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15).

O ato concreto da CF se expressa pela oferta de doações em dinheiro, colocado no envelope específico da CF, distribuído na Missa de Domingo de Ramos (ou anteriormente). É um sinal real de fraternidade, partilha e solidariedade, feito em âmbito nacional, em todas as comunidades, paróquias e dioceses. Os recursos da Coleta de Solidariedade são aplicados para apoiar projetos previamente aprovados pela CNBB e acompanhados de perto por uma comissão avaliativa.

Todo valor arrecadado é distribuído da seguinte maneira: 60% do total da coleta permanecem na diocese de origem e compõe o Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS) e 40% são destinados para o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS). O resultado integral da coleta da Campanha da Fraternidade de todas as celebrações do Domingo de Ramos será encaminhado à respectiva diocese.