Diocese de Campina Grande promove encontro de formação para secretários paroquiais

Autor:

O encontro de formação para secretários paroquiais aconteceu nos dias 7 e 8 de agosto no Centro Diocesano de Pastoral, Dom Luiz Gonzaga Fernandes, Bairro do Tambor. A programação trouxe uma rodada de palestras sobre questões técnicas, abordando também as relações humanas, além de momentos de espiritualidade e outras atividades.

Pe. Antônio Nelson, Chanceler da Cúria Diocesana, explica que, neste ano, o encontro teve o objetivo de orientar os secretários e secretárias sobre determinados aspectos que são estritamente essenciais à atividade desenvolvida por eles. “Neste ano, nós procuramos orientar os nossos secretários, aqueles que trabalham em nossas secretarias paroquiais, acerca da necessidade de uma certa ética, de um certa responsabilidade em relação ao trabalho.”

O Padre destaca também outros pontos trabalhados durante o encontro. “Nós mais uma vez, revisamos questões de cunho pastoral, questões de cunho administrativo. Há muitas questões que nós trabalhamos visando melhorar cada vez mais o atendimento em nossas secretarias. Nós falamos desde a postura do profissional, daquele que trabalha na secretaria, no seu ambiente de trabalho, a forma de atender ao telefone, a forma de atender os fiéis que buscam informações ou atendimento nas secretarias das nossas paroquias. Nós, apresentamos uma visão geral de como o secretariado paroquial deve se comportar frente à missão, frente ao trabalho que eles desempenham nas nossas secretarias paroquiais”, explica.

Presente também no encontro, Marcélio Bastos, assessor do ecônomo, avalia o momento de formação. “Um momento como esse é muito positivo. É através desse contato presencial que  nós podemos sanar as dúvidas, e ajudar os secretários que estejam com dificuldades, por exemplo, na utilização do sistema interno”.

Primeiro dia

No primeiro dia, além de formação e missa, os secretários participaram de um momento de confraternização, onde, na oportunidade, foi lembrado o dia do secretário, que acontece no próximo dia 30 de setembro, além da realização de sorteio de prêmios.

Segundo dia

Na da terça, a psicóloga Judite esteve com os secretários conversando sobre o tema: Relações Humanas. Até o fim do dia, passam pelo encontro, Pe. Evanilson Souza, Ecônomo da Diocese, além de Socorro Araújo, membro do setor contábil da cúria.