Notícias das Paróquias

O resgate religioso da Festa dos Santos Reis em São José dos Cordeiros

Autor: Rafael Augusto

A tradicional Festa de Reis na cidade de São José dos Cordeiros, que fica situada no Cariri Ocidental da Paraíba, há cerca de 6 anos vem ganhando nova performance cultural. Antes a festa era retratada apenas como um evento social, sem um caráter religioso. Contudo, essa realidade se transformou e hoje o evento adquire sua característica própria numa expressão de fé reunindo milhares de pessoas para celebrarem os Reis Magos, figuras importantes para a Cristandade.

Foto: Pascom Paroquial

A Paróquia de Nossa Senhora das Dores responsável pelo evento, realizou de 2 a 8 de janeiro, uma intensa programação com Celebrações Eucarísticas, procissões pela cidade. Atividades sociais também entraram na programação, como o encontro de Violeiros e Poetas, encontro para Sanfoneiros, um jantar para a Família, pavilhão com shows e maratona destinada a crianças e adultos.

O Padre Joselito, pároco de Nossa Senhora das Dores, citou a importância do resgate religioso da festa. “Era celebrado uma história muito rica, mas a festa ficava apenas no social, voltada para o povo, para os políticos. Era preciso fazer esse resgaste até mesmo para saber o motivo da celebração, o significado e a importância dos Santos Reis.”

A presença dos fiéis é outro ponto a ser destacado. Todas as noites, caravanas advindas de diversas localidades da região se fizeram presentes, como na noite do sábado (07), em que o Padre Gustavo Ferreira, pároco da Paróquia de São Pedro, (cidades de Caraúbas e Congo), celebrou na matriz e veio com um ônibus repleto de paroquianos.

As festividades de Santos Reis tiveram seu ápice nesse domingo (08), quando a comunidade paroquial realizou uma procissão pelas ruas da cidade e, logo em seguida, celebrou a Santa Missa Solene que encerrou mais uma festa dedicada aos Santos Reis.

 

Fonte:
Pascom Diocesana

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.requerido

*

* *